Grupo CBPS

Blog

O Serviço de Limpeza no Combate ao Coronavírus

2020-03-30

O Serviço de Limpeza no Combate ao Coronavírus

A pandemia de Coronavírus pegou o mundo de surpresa, mudou a rotina das empresas e de toda a sociedade e vem fazendo milhares de vítimas diariamente no mundo. De acordo a Universidade Americana Johns Hopkins, já são mais de 745 mil infectados em todos os continentes. 

Para evitar a contaminação e proteger a população, especialmente aqueles que estão no grupo de risco, é extremamente importante reforçar as rotinas de higienização e fazer a limpeza correta dos ambientes. 

Entenda mais sobre esse vírus e saiba como os serviços de limpeza profissional podem ajudar a combatê-lo! 

 

 

O que é a COVID-19?

 

O Coronavírus, causador da COVID-19, teve início na China. O primeiro caso foi relatado em dezembro de 2019. 

Sua principal complicação médica é a insuficiência respiratória, além de outros sintomas, como febre, tosse seca e dores no corpo. Para alguns, como os idosos, a pandemia pode ser fatal. 

Um diferencial desse vírus é sua alta capacidade de contágio. Uma única pessoa doente pode contaminar dezenas de outros cidadãos. Por esse motivo é tão importante manter a quarentena e o distanciamento social. 

 

 

Quais são os Métodos de Prevenção?

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde do Brasil, entre os principais métodos de prevenção da doença estão a limpeza constante das mãos e o não compartilhamento de objetos pessoais. 

 

Nas residências, a recomendação é lavar as mãos constantemente com água e sabão, limpar as superfícies e objetos com álcool 70%, retirar sapatos antes de entrar em casa e cobrir a boca e o nariz ao espirrar e tossir. 

 

Mas há também os cuidados necessários com os ambientes corporativos e de uso coletivo, como os serviços essenciais que se mantêm abertos, entre eles supermercados, farmácias, petshops e outros negócios. Igrejas, prédios comerciais e escritórios também precisam reforçar a rotina de limpeza durante a pandemia. 

 

Para estes espaços, o indicado é procurar um serviço especializado, para que a higienização seja realizada com os produtos certos. Mesmo que o fluxo nesse tipo de ambiente esteja baixo, é essencial evitar qualquer tipo de chance de contágio ou propagação do vírus. 

 

Também é importante lembrar que o Coronavírus é capaz de viver até nove dias se estiver em superfícies de plástico, vidro ou metal, como:

 

• Interruptores;

• Torneiras;

• Maçanetas;

• Escadas;

• Elevadores;

• Entre outros. 

 

Por esse motivo, o serviço de limpeza é tão importante para ambientes onde existe a circulação de pessoas. Mesmo após o término da quarentena, o serviço seguirá sendo essencial para evitar uma segunda onda de contaminação no país. 

 

 

Como é Feita a Limpeza Profissional?

 

A limpeza profissional é feita por empresas especializadas e que seguem uma série de critérios de higienização e desinfecção. Confira alguns desses cuidados:

 

• Higienização com álcool com concentração de 70%;

• Limpeza constante dos espaços com água e sabão;

• Uso de equipamentos com elevado padrão de qualidade.

 

É necessário pontuar que a utilização dos produtos corretos é fundamental para a eliminação completa do vírus. Fazer uma limpeza de maneira inadequada acaba não excluindo completamente a chance de contaminação no ambiente.  

 

Outro detalhe importante é que só os profissionais treinados sabem o melhor método para limpar os ambientes e eliminar qualquer risco de contágio. 

 

O coronavírus é revestido por uma camada de gordura, chamada de envelope viral. Essa camada é sensível a solventes, álcool, desinfetantes e outros produtos de limpeza que promovem a dessecação do vírus. 

 

Sendo assim, todo processo de limpeza deve usar produtos com cloro, álcool comum, água sanitária, limpadores multiuso, detergentes e sabão, que têm a capacidade de matar o vírus.   

 

 

Conte com a Experiência do Grupo CBPS!

 

O Grupo CBPS soma mais de 20 anos de atuação no mercado especializado de prestação de serviços e terceirização de mão de obra. No portfólio de serviços da empresa está a limpeza e conservação de ambientes. Os profissionais atendem todas as normas do setor e são treinados para limpar prédios, hospitais, igrejas, escolas e empresas da melhor forma possível.   

 

Conte com a expertise do Grupo CBPS para vencer a pandemia de Coronavírus e manter seus ambientes sempre limpos. Entre em contato e garanta um espaço profissional mais seguro para você, seus clientes e colaboradores!

Por: Grupo CBPS